segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Jornada Missionária Diocesana em Abrantes...

Sábado dia 17 de Outubro, véspera do Dia Dia Mundial Missionário, foi o dia marcado para esta jornada.

O Programa estruturado para três momentos distintos ao longo do dia – manhã Crianças – tarde adultos, leigos e consagrados e terminou á noite com a Vigília direccionada para os jovens e adultos.

A manhã iniciou-se com a chegada dos grupos e das crianças, que pouco a pouco foram enchendo de cor, alegria e movimento o espaço do Salão Esperança, onde se foram reunindo e posteriormente separados em cinco grupos, consoante as idades; esses cinco grupo simbolizavam os continentes. África foi animada pelo Grupo Ondjoyetu de Leiria, a América pelos Jovens Sem Fronteiras de Lisboa, a Ásia pela Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede, a Europa pela Ir. Sameiro de Chainça e catequistas e a Oceânia pela Ir.Adriana de Evendos e pelos Caminhantes da Paz de Retaxo.

O espaço - Caminhantes da Paz -
Os nossos meninos!

Combinando estratégias com o Padre Alberto!

O grupo Caminhantes da Paz encenou
a explicação do projecto - Água para Daye,
com a colaboração de algumas crianças!

Todos os grupos tinham um tema para trabalhar com as crianças, e esse tema seria depois apresentado a todos, o resultado foi magnifico e todos deram o seu melhor, a manhã acabou pois em beleza, com muita alegria.

todos pararam um pouco para escutar o Sr. Bispo, D.Antonino Dias deu uma palavra de incentivo missionário a todas as crianças, baseado no tema – Missão: Testemunho e serviço -, e a manhã terminou com a Oração do Pai Nosso Missionário.


As actividades da tarde tiveram lugar no Cine Teatro S.Pedro, onde pudemos ouvir os testemunhos dos consagrados – Padre Tony Neves –Missão Ad Gentes, Padre Álvaro – Missão Popular.

O espaço - Caminhantes da Paz - no Cine-Teatro S.Pedro.


Um momento com o Sr.Bispo!

Esteve também connosco Margarida Alvim
da Fundação Evangelho e Cultura – Missão a Luta contra a pobreza. -

E em dia Internacional para a Erradicação da Pobreza,

todos os presentes tiveram oportunidade de se levantarcontra a pobreza!


Os grupos missionários também deram o seu testemunho – Jovens sem Fronteiras , Ondjoyetu,Juventude Mariana Vicentina, Caminhantes da Paz e Juventude Amiga. A animação musical esteve a cargo da Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede.

Momentos de testemunho do nosso grupo!


Houve ainda lugar para um desafio do Pe. Nuno Folgado do Secretariado da Juventude e vocações, formar um grupo missionário na Diocese. E a 1ª Missãopara esse grupo que se virá a formar foi lançada - Animar a Semana Santa, numa paróquia – Longomel – que pertence a Ponte de Sôr. Ficou o desafio…E o grupo há-de formar-se! Para finalizar, foi a vez do Sr. Bispo, D.Antonino Dias que se mostrou muito satisfeito, quer pela Jornada em si, quer pelos grupos missionários que vão animando a vida e a fé das comunidades onde estão inseridos. Terminamos os trabalhos com a Oração das Missões. Seguiu-se a Eucaristia na igreja de S.Vicente, presidida pelo Sr. Bispo.

Para a noite estava reservada a vigília. E muitos foram os jovens que quiseram marcar presença neste momento mais intimista. Foram cerca de duzentos jovens que encheram o Salão Esperança para este momento de oração, e cânticos. Onde foram ouvidos testemunhos dos grupos que ao longo do dia foram animando a Jornada. E foi na vigília que novo desafio foi lançado – Preparar um Grupo Missionário Diocesano (de jovens e adultos) Ad gentes – .

A Palavra final do Sr. Bispo e o sinal de Envio encerraram a 1ª Jornada Missionária Diocesana. A Próxima tem já data marcada – 23 de Outubro de 2010.

O Secretariado das Missões, e todos os envolvidos estão de parabéns, por todos os momentos que vivemos, partilhamos e trouxemos connosco!

De volta ao Retaxo,
depois de um dia recheado de vivências muito positivas!
Enquanto o sol se ia despedindo...

Sem comentários: