terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Em Missão com Jesus e S.Daniel Comboni...a "história" deste dia!

Foi no passado sábado, dia 19 de Dezembro que se realizou o Encontro - Em Missão com Jesus e S.Daniel Comboni -, actividade promovida pelo grupo de Jovens - Caminhantes da Paz - e pela catequese de Retaxo. Após algum tempo de preparação, empenho e união de esforços chegava o dia! Apesar da doença do nosso pároco, Padre Amândio continuamos a trabalhar com toda o amor e entrega!
Foram nossos convidados os jovens da catequese de Envendos acompanhados pelas suas catequistas e pelo pároco, padre Alberto Tapadas. Participaram também no encontro a Irmã Arminda do Secretariado da Catequese e o Padre Nuno Folgado da Pastoral Juvenil e Vocacional da nossa Diocese.

O encontro teve início pelas 14 horas, com o acolhimento no salão paroquial. Muita animação e entusiasmo ia enchendo o salão paroquial à medida que todos se iam juntando. Após algumas músicas, a cargo do Padre Nuno iniciou-se o encontro com a apresentação dos elementos que compõem o grupo de jovens - Caminhantes da Paz -. Informou-se os presentes de que todos iam “partir em Missão” . Primeiro foram apresentados os “guardiãs” das cidades que os iam receber - Belém, Limone, Nazaré, Verona, Jerusalém, Cartum e Mar da Galileia - e de seguida, procedeu-se por sorteio à formação dos sete grupos - África, América, Europa, Oceania, Ásia, Darfur e Etiópia - esses grupos eram formados por crianças, jovens, catequistas e pais, depois dos grupos formados coube a cada um escolher o chefe de grupo.



A Missão estava prestes a começar, mas antes foi tempo de conhecer um pouco melhor o grupo - Caminhantes da Paz - através do visionamento de uma apresentação de power point sobre a dinâmica do grupo, aproveitou-se também para lançar o convite a outros jovens de Retaxo para se juntarem ao grupo, e aos jovens de Envendos o convite para formarem um grupo JAMIC (Jovens Amigos dos missionários Combonianos). Prosseguiu-se com o vídeo sobre a vida e obra de S.Daniel Comboni, os grupos tiveram oportunidade de tirar alguns apontamentos que lhes iam ser preciosos a seguir!

Esta foi a equipa que viria a vencer a Missão!...África!








Chegou então a hora da “partida”. A cada grupo foi dada a pista que os ia levar ao primeiro destino, sete grupos, sete cidades para os acolher, perguntas sobre a vida de Jesus e de S. Daniel Comboni e provas muito divertidas que era necessário superar! Para o caminho muito incentivo através de textos e pequenas reflexões que eram propostas ao grupo
Todos os grupos terminaram na “tenda de oração”, momento mais intimista e onde se propôs um pequeno momento de oração pelo continente/país que representavam.

O encontro finalizou no Centro de convívio com o lanche partilhado e no qual todos contribuíram, incluindo o conselho económico da igreja. Quisemos premiar o esforço das equipas e por isso apuramos o grupo vencedor, que foi a África, mas todos ficámos a ganhar e houve também uma pequena lembrança para todos, fruto dos trabalhos manuais dos Caminhantes da Paz.

Tudo correu da melhor forma possível e a satisfação de todos foi a melhor recompensa que levamos nos nossos corações! Ficou a vontade acrescida de continuar a trabalhar mais e melhor e outros encontros virão!


E em video...um pouco da muita animação que se viveu e partilhou!




Sem comentários: