quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um pouco do Missão Jovem 2010


Realizou-se no primeiro fim-de-semana de Julho – 3 e 4 - O MISSÃO JOVEM 2010 – que vai já na sua 3ª Edição, este ano sob o tema das bem-Aventuranças… BEM-AVENTURA-TE,  e que juntou este ano cerca de duas centenas de jovens, inseridos em grupos e alguns individualmente. Este ano em regime de acampamento.

Alguns elementos do Grupo de Jovens - Caminhantes da Paz - participaram, tendo levado este ano connosco uma jovem da nossa Diocese, a Ana Rita de Portalegre!



O dia de sábado iniciou-se com bastante alegria, com o acolhimento, o montar das tendas, jogos e animação. Seguiu-se a Oração da manhã e a cerimónia de abertura do encontro. Momento em que as cinco Cruzes que percorreram os grupos e paróquias vieram até nós.












O almoço partilhado, como é habitual é sempre um momento de união e comunhão entre todos! Para a parte da tarde estava reservado a actividade - Missão nas paróquias - , assim cada grupo partiu. Cada paróquia preparou algo para nós, nomeadamente, um momento de oração e apresentação da realidade de cada paróquia. 







Para o final da tarde, estava preparado um momento para os grupos. Primeiro o testemunho da missão nas paróquias; e depois o testemunho da passagem da Cruz Missionária nas paróquias de cada grupo, sem dúvida o momento onde se iniciou este Missão Jovem 2010.
E para finalizar a tarde, todos os presentes calaram as suas vozes e pararam para ouvir o testemunho do Sr. Américo. Um senhor diferente de nós, cego e com alguma deficiência física, mas isso não era o mais importante o mais importante foi tudo o que ele nos disse e que calou bem fundo tantas das nossas inquietações e pequenas verdades. Foi um momento muito importante deste encontro!





Para a noite e após o jantar. Dois concertos – os Pródigos e a banda da casa, os Missio – que nos proporcionaram momentos de oração, alegria e muito entusiasmo! É bom louvar o nosso Deus também com outros ritmos!
E depois de tanta agitação era altura de um encontro mais íntimo, mais sossegado, a vigília de oração. Uma vigília de poucas palavras e muitos silêncios, que foram aos poucos guiando-nos para esse encontro em nós com Deus, foi um momento cheio de intimidade e diálogo sereno.




O dia de Domingo, e após a oração da manhã foi preenchido pelos workshop’s. A cada um correspondia uma Bem-Aventurança, e os diferentes grupos que se reuniram, puderam aprofundar diferentes temas e reflectir em conjunto sobre eles, de cada grupo saiu um símbolo a ser apresentado na Eucaristia.









E o Missão Jovem ia aos poucos encaminhando-se para o seu término, a Eucaristia muito participada foi um momento também marcante neste Missão Jovem, no dia em que Jesus enviava os discípulos, também nós nos sentimos enviados, sem dúvida! E no final da Eucaristia pudemos participar no Envio de dois missionários, um da Costa Rica e outro da Polónia que se encontram em Portugal e que vão partir em Missão!

E com o momento do Envio, onde pudemos ver algumas imagens quer da Cruz Missionária nalgumas paróquias e também imagens deste MJ 2010, chegavamos ao final do Missão Jovem 2010.

Mais uma vez, foi maravilhoso, estar junto de pessoas maravilhosas, caminho de encontro com Jesus. Ter deixado tudo, incluindo o nosso descanso, para estar ali, só e apenas, para viver tudo ao máximo e trazer tudo isso para as nossas vidas!

Ficámos desde já á espera do próximo!

Sem comentários: